"É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo". (Gl 1,10)
Caríssimos,
Não é de hoje que o Santo Sacrifício tem sido desrespeitado e banalizado. Graças àqueles que sonham com uma Missa do seu jeito, querem re-criar o Sacrifíco de Jesus. Ignoram aquele primeiro (e único!) em que o próprio Deus foi imolado para salvar a todos nós. Deixaram-se contaminar pelo relativismo, pelo modernismo, pelas ideologias nefastas de que "Se Jesus ressuscitou, não precisamos mais vê-lo pregado à cruz. Vivamos, agora, um tempo de glória!".
Pensar assim é caçoar do Sacrifício de Cristo. Sim, caçoar, porque, em Sua Imolação, há um mistério e também uma Glória. A morte de Cristo não é um símbolo de derrota. Afinal, Ele não ficou preso à morte. Ele ressuscitou. O sacrifício de Cristo é um desejo de Deus ao seu povo. E o próprio Cristo autorizou aos Apóstolos que repetissem oque fez na Santa Ceia em Sua Memória. Como é que reviveremos a memória da nossa salvação com baladinha? Palminhas? Dancinhas? Musiquetas alá TdL?
Devemos lembrar, meus irmãos e irmãs, que Maria esteve em pé diante da Cruz. Sentia dor? Claro! Era o seu filho morrendo injustamente. Mas havia também nela uma alegria. Aquela "injustiça" tinha um fim maravilhoso: salvar os filhos de Deus. Portanto, a alegria na Santa Missa é contida. Assim como Nossa Senhora conteve-se diante do mistério, nós assim também devemos fazer. Rezar durante a Missa o que é a nossa parte, e não a do Sacerdote; conter palminhas e dancinhas. Há lugares apropriados para isso.
Contudo, penso que o retorno à Missa como nunca deveria ter deixado de ser está cada vez mais difícil. Na Arquidiocese de Maringá, por exemplo, temos a Missa pré-balada. Funciona assim: os jovens vão à missa, rezam, adoram, louvam. Antes da proclamação ao Evangelho, chega um sujeito carregando a Bíblia sobre um... skate! É... skate. Após a proclamação, a galera empurra banco pra lá, estica o esqueleto e... dança. Mas não é uma dancinha qualquer, não. É com a Igreja toda apagada, apenas com luzes de discoteca pra lá e pra cá e umas fumacinhas... E, segundo o locutor do vídeo, tudo é feito sob o olhar do Pároco e com o maior respeito ao Sagrado... tsc... tsc...
Se você passasse em frente a uma Igreja neste estado, diria o que? É missa ou balada?
Depois que "vi o vídeo" (P.S. o vídeo foi removido do youtube) eu perdi completamente a noção do que seja respeito ao Sagrado. Porque, o que é Sagrado, é zelado, cuidado, e não zoneado. Repito. Não acho errado que os jovens tenham seu momento ao lazer dentro do Salão Paroquial (e não na Igreja), mas daí querer adaptar o Santo Sacrifício da Missa??? Será que ninguém ainda percebeu que enquanto agirmos dessa forma, fazendo "só o que o jovem quer", esta geração demorará muito mais a amadurecer (ou não amadurecerá nunca)? Quando é que proporcionaremos aos nossos jovens que tenham atitudes de pessoas crescidas?
Sim, eu sei que muitos que leram até aqui, dirão: "Evelyn, como você é quadrada. Não é melhor estes jovens nesta Missa-Balada" a estarem no mundo, usando drogas?" Não, não é. E explico. Nós não temos que adaptar a evangelização a uma secularização. O Evangelho não tem por onde ser adaptado, porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Não se deve adaptar a Missa. Deve-se é adaptar-se a ela. E se Jesus não for suficientemente necessário para um jovem, podem fazer balada, missa disso e aquilo que nada os segurará. Só Jesus é quem pode conquistar um jovem, independentemente da situação em que este esteja.
Não temos que agradar aos homens na Santa Missa. Jesus mesmo não agradou a muitos. E Missa não é lugar de modismo. Se fosse, o Papa criaria o seu. Mas o Papa reza o Rito da Igreja, e não o que lhe convém. Não temos que nos dobrar ao mundo para termos Igreja cheia. Antes Igreja com pouquíssimas pessoas, mas que zelam pelo Sagrado, a Igrejas lotadas de gestos infâmes.
Chega de banalizar a Santa Missa, a Santa Liturgia e a Doutrina da Igreja.
Chega de banalizar a Santa Missa, a Santa Liturgia e a Doutrina da Igreja.
Abaixo vi alguns comentários, e um me chamou atenção, do Anderson fundador da equipe missionaria regina apostolorum:
"Isso pode, mas comungar de joelhos, usar véu e fazer ação de graças parece crime, é hora dos católicos conversadores começarem a fazerem algo e principalmente conseguir uma maneira de mandar estes videos a santa sé e pedir uma posição da Igreja urgente.
Podemos começar fazendo algo,quem estiver disposto escreva aqui e vamos nos unir para fazer algo pela santa liturgia abraço mariano pax"
Realmente chega de relativismo dentro da Santa Igreja de Deus, na paróquia aqui de Santo Antonio da Platina, ja vi muito disso, balada ainda não teve "Graças a Deus e a poderosa intercessão da Santissima Virgem Maria". Mas pessoas usando roupas curtas, mostrando certas do corpo, pessoas que comungam o Santo Corpo de Jesus sem nenhum respeito, vão conversando, não fazem ação de graças, nem acabam de sentar (Isso que nem ajoelham as vezes) ja viram pro lado e "blá blá blá blá blá blá", realmente comungar de joelhos, usar véu e fazer ação de graças parece crime, pois se fazemos isso fica todo mundo olhando, acham louco, fanático, sem discernimento.
Sou Católico Apostóico Romano, Carismático, Mariano... E apóio os irmãos que defendem a Sã Doutrina de Santa Igraja Católica Apostólica Romana, de cuidar, amar e zelar pelo Santíssimo Corpo do Deus no Santíssimo Sacramentado...
Amados nos coloquemos em oração por toda a Igreja que passa por momentos dificeis, pelo Santo Padre, pelos Sacerdotes do mundo inteiro, pelos fiéis, enfim para que possamos ser iluminados pelos Santo Espirito de Deus e termos força para denunciar, defender, pois:
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Romanos 12,2)
"Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem" (Romanos 1,32)...
"Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências" (II São Pedro 3,3)...
"Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem" (Romanos 1,32)...
"Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências" (II São Pedro 3,3)...
Fiquem com Deus, Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Nossa Mãe, Maria Santíssima estejam sempre contigo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário