Dom do discernimento dos espíritos - O dom da visão sobrenatural.

Sem o Espirito Santo não há discernimento. Nenhum homem caminha com sabedoria se Deus não o conduz. Uma lucidez alegre e serena acomapanha a vinda do Espírito. Ele chega com um coração de mãe para guiar os filhos que estavam perdidos. Vem para salvar, curar e ensinar. Vem para corrigir e fortificar, para enxugar as lágrimas, confortar o coração e derramar luz sobre a mente. Ele faz isso primeiro com quem o recebe. E depois usa dessa pessoa para tocar e transformar outras. Assim como uma pessoa que está em um quarto sem luz e ao abrir a janela vê tudo claramente, assim é aquele sobre o qual Deus derramou o seu Santo Espírito, tem o coração iluminadai e recebe visão sobrenatural para ver o que antes era incapaz de enxergar. Isso aconteceu com um dicipulo de São Serafim de Sarov que perguntou-lhe: “Como poderei reconhecer em mim a presença do Espírito Santo?”. Depois de algumas explicações, serafim volta-se a ele, e com a mão em seus ombros apertando o fortemente, diz: “Estamos ambos, eu e você, na plenitude do Espírito Santo. Porque você não olha pra mim? “ O discípulo respondeu: “ Não posso, padre, olhar sua face. Brotam raios de seus olhos. Meus olhos doem...“ Então o Pe. Serafim lhe disse: “ Não tenha medo, amigo de Deus. Você também tornou-se tão luminoso quanto eu. Também estás na plenintude do Espírito Santo, de outro modo não poderia me ver.”
Somente estando cheio do Espírito o homem tem a graça da visão espiritual. Antes já se dizia que ninguém pode compreender a Deus e suas realidade espirituais se não se abrir ao Senhor e acolher, pela fé, o Espírito do Senhor.
Santo Hilário comungava desse pensamento: Enquanto o coração não alcançar por meio da fé , o dom do Espírito Santo, tem certamente a possibilidade de conhecer a Deus, mas falta-lhe luz para compreende-lo.” O discernimento consiste em que o homem conheça a Deus e a si mesmo. E é a respeito disso que a palavra de Deus nos diz: “ Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. “ (1 Tm 2,3-4) Discernir é conhecer com profundidade por meio de um socorro divino. É distinguir de forma precisa de onde brota a inspiração: de Deus, do homem ou do demônio. É orando que se obterá esse conhecimento. Dizia Agostinho: “Deus deseja quer dar-se, mas só se dá a quem quer recebe-lo. É claro que quem não pede não quer receber.” É preciso pedir o Espírito Santo.
Tem uma oração que é usada a muitos anos, antes de tomar uma decisão, ivocando o Espírito Santo:
" Vinde Espírito Santo, Enchei os corações dos Vossos fiéis, E acendei neles o fogo do Vosso amor, Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, E renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus que Instruístes os corações dos Vossos fiéis, Com a luz do Espírito Santo, Fazei que apreciemos retamente todas as coisas, Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo Senhor nosso, Amém. “ 
Em outras palavras estamos pedindo a Deus que nos revele de um modo sobre humano o que devemos fazer para não errar em nenhuma decisão importante de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário