“Rezem o terço todos os dias!”



“Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” (Memórias da Ir. Lúcia)

 “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias.” (Memórias da Ir. Lúcia)

“Tinham-nos recomendado que, depois da merenda, rezássemos o terço; mas, como todo o tempo nos parecia pouco, para brincar, arranjamos uma boa maneira de acabar breve: passávamos as contas, dizendo somente: Ave-Maria, Ave-Maria, Ave-Maria! Quando chegávamos ao fim do mistério, dizíamos, com muita pausa, a simples palavra: Padre-nosso! E assim, num abrir e fechar de olhos, como se costuma dizer; tínhamos o nosso terço rezado!” (Memórias da Ir. Lúcia)

Amados, a Paz de Jesus e o Amor de Maria penetre no coração de cada um de vós.
Venho hoje por meio deste artigo, lhes falar um pouco sobre as dúvidas que temos sobre o Santo Rosário. Ao pesquisar algumas coisas para por no artigo, vi que eu também tinha muitas dúvidas, quanto a maneira correta de rezar, sobre as Indulgências para quem reza o Rosário, coisa que eu ja tinha ouvido falar mas nunca tinha pesquisado.
Espero que gostem e tirem todas as dúvidas, e se conhecem algo sobre o Santo Terço que não esteja aqui, poste nos comentários, para assim partilharmos nossos conhecimentos. Mas vamos propagar a devoção ao Santo Terço, como nossa Mãe, Virgem Santíssima, Maria Imaculada sem pecados pede a nós.

Terço, ou o rosário, é uma oração de contemplação, louvor e súplica ao mesmo tempo. O papa Paulo VI ensinou que ele "tem índole comunitária, se nutre da Sagrada Escritura e gravita em torno do mistério de Cristo".

Quanto mais oramos a Maria, que é Mãe de Deus, mais invocamos seu filho, Jesus Cristo, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.


“O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa.
Podemos dizer que o Rosário é, de certo modo, uma oração-comentário do último capítulo da Constituição “Lumen Gentium” do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. No fundo das palavras “Ave Maria”, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe.
Nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os atos que compõem a vida de cada indivíduo, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade: os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos. Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”.
João Paulo II

As Quinze Promessas da Virgem Maria aos que rezarem o Rosário
1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.
Bênçãos do Rosário1. Os pecadores obtêm o perdão.
2. As almas sedentas são saciadas.
3. Os que estão atados vêem seus nós desatados.
4. Os que choram encontram alegria.
5. Os que são tentados encontram tranqüilidade.
6. Os pobres são socorridos.
7. Os religiosos são reformados.
8. Os ignorantes são instruídos.
9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.
10. Os mortos alcançam a misericórdia por via de sufrágios.
_______________________________________
As Indulgências para quem reza o Rosário

1. fiéis, quando quer que recitem o Terço podem obter: -Uma indulgência de 5 anos; -Uma indulgência plenária se o fizerem nas mesmas condições, por um mês inteiro.

2. Se rezarem o Terço em companhia de outras pessoas, em público ou particular, poderão obter: - Uma indulgência de 10 anos, uma vez ao dia. Uma indulgência plenária no último Domingo de cada mês, com o acréscimo da Confissão, da Comunhão e da Visita a uma Igreja, se fizeram tal oração pelo menos três vezes em quaisquer das semanas anteriores. No entanto, se recitarem o Terço juntamente com um grupo de família, além da parcial indulgência de 10 anos, podem obter: Uma indulgência plenária duas vezes por mês, se fizerem esta oração diariamente, por um mês, forem à Confissão, receberem a Comunhão e visitarem uma Igreja.

Os fiéis que cotidianamente rezam o Terço com devoção em um grupo de família, além das indulgências já concedidas no ponto 1, podem obter também uma indulgência plenária sob as condições de Confissão e Comunhão todos os Sábados, em dois outros dias da semana e em todas as Festas da Santíssima Virgem Maria do Calendário: Imaculada Conceição, A Purificação de Nossa Senhora, Nossa Senhora de Lourdes, Anunciação, As sete dores (Sexta-feira Santa), A Visitação, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Neves, Assunção, O Coração Imaculado, A Natividade de Maria, Nossa Senhora das Dores, O Santíssimo Rosário, A Maternidade de Maria, A Apresentação da Santa Virgem.

3.Aqueles que devotadamente rezam o Terço na presença do Santíssimo Sacramento, publicamente exposto ou mesmo guardado no sacrário, na mesma freqüência que fazem isto podem obter: Uma indulgência plenária, em condição de Confissão e Comunhão. Os fiéis que em qualquer momento do ano devotadamente oferecem as suas orações em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a intensão de continuarem a fazê-lo por 9 dias consecutivos, podem obter: Uma indulgência de 5 anos, uma vez, em qualquer dia da novena. Uma indulgência plenária na condição do término da novena. Os fiéis que desejarem fazer uma prática devota em honra de Nossa Senhora do Rosário por 15 Sábados ininterruptos ( ou se nesses sendo impedidos, em cada Domingo imediatamente seguinte) se devotadamente recitam pelo menos um Terço do Rosário ou meditam sobre os Mistérios em qualquer outro modo, podem obter: Uma indulgência plenária em qualquer destes 15 Sábados, ou Domingos correspondentes, nas mesmas condições. Os fiéis que no mês de Outubro recitam pelo menos um Terço, em público ou privado, podem obter: Uma indulgência de sete anos a cada dia. Uma indulgência plenária, se cumprem esta prática na Festa do Rosário e em toda a Oitava ( oito dias seguintes ), e além disso, se confessam, recebem a Comunhão e visitam uma Igreja. Uma indulgência plenária com acréscimo de Confissão e Comunhão e visita a uma Igreja, se cumprirem esta oração do Rosário por pelo menos 10 dias depois da Oitava da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Uma indulgência de 500 dias pode ser obtida uma vez por dia pelo fiel que, beijando um Rosário bento, que traga consigo, reze ao mesmo tempo, recitando a primeira parte da Ave Maria até Jesus.

(Devocionário do G.O. Milícia de São Miguel - 2ª Edição)

http://www.universocatolico.com.br/index.php?/as-indulgencias-para-quem-reza-o-rosario.html
_______________________________________________

Terço Mariano (Rosário)

Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade); Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.
    
Oração preparatória
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.
    
Oferecimento do Terço
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
    
Creio em Deus
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
    
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 
    
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
    
Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Jaculatória
Óh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
    
Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.
  
Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
Mistérios do Rosário
MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)
1. A encarnação do Filho de Deus. (Lc 1, 26-38)
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
3. O nascimento do Filho de Deus. (Lc 2, 1-20)
4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo. (Lc 2, 21-40)
5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo. (Lc 2, 41-52)
MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça-feira e sexta-feira)
1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras. (Lc 22, 39-53)
2. A Flagelação do Senhor. (Lc 27, 14-18)
3. A Coroação de espinhos. (Jo 19, 2-3)
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz. (Mt 27, 31)
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor. (Jo 19, 23-27)
MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)
1. A Ressurreição do Senhor. (Mt 28, 1-8)
2. A Ascensão do Senhor. (Lc, 24, 50-53)
3. A Vinda do Espírito Santo. (At 2, 1-15)
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus. (Cânt 6, 10)
5. A Coroação da Santíssima Virgem. (Ap 12, 1)
MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. O Batismo no Jordão. (Mt 3, 13-17)
2. A auto-revelação nas bodas de Caná. (Jo 2, 1-12)
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão. (Mc 1, 14-15)
4. A Transfiguração. (Lc 9, 28-36)
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal. (Jo 13, 1-20)

----------------------------------------------------

Amados, espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas sua quanto ao Santo Rosário.
Fiquem em paz e na graça do Senhor.


“Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” (Memórias da Ir. Lúcia)

Paz e Fogo e muita Unção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário